quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Grupo de palavras



Bom, estava pretendendo postar nesta semana como deveria ser o primeiro livro da criança e em que momento deveria ser introduzido, porém, achei melhor falarmos primeiro do passo seguinte que são os pares de palavras. Desde a primeira semana até este momento a criança deverá ter absorvido em média de vinte e cinco a trinta palavras diferentes e com esse vocabulário básico de leitura já poderá associar duas palavras formando pares, assim poderá começar a combinar substantivos.
Segundo Doman, os pares de palavras criam uma ponte entre componentes básicos de leitura, que seriam os substantivos e, assim mais tarde as sentenças. O que a mãe deve fazer é rever o vocabulário de seu filho que foram aprendidas individualmente e escolher novas palavras que sejam simples e fáceis de aprender. E que juntas façam sentido.
Assim teremos:

Cores

 

Esses cartões podem ter um pequeno quadrado colorido atrás para que a mãe possa mostra-lo a criança sem que tenha que virar para vê-lo. Assim que esse grupo for ensinado, a mãe já poderá escolher palavras que a criança já tenha aprendido e compor grupos como:

  
 
O que mais atrai a criança é o fato de que apesar de já ter aprendido tais palavras, agora ela as vê juntas formando uma nova ideia.
Logo após, a mãe poderá ensinar novos grupos de palavras para seu filho como opostos e que ajudará a criança a aprender como descrever objetos, pessoas e etc.
Neste arquivo abaixo estou disponibilizando para download um arquivo com palavras que introduzi no plano de aula da minha filha.
Lembrando que o arquivo está em formato de aula no Power point, porém, recomendo que escreva nos cartões.

 
Até logo mais!

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