Bom, estava pretendendo postar nesta semana como deveria ser o primeiro
livro da criança e em que momento deveria ser introduzido, porém, achei melhor
falarmos primeiro do passo seguinte que são os pares de palavras. Desde a
primeira semana até este momento a criança deverá ter absorvido em média de
vinte e cinco a trinta palavras diferentes e com esse vocabulário básico de
leitura já poderá associar duas palavras formando pares, assim poderá começar a
combinar substantivos.
Segundo Doman, os pares de palavras criam uma ponte entre componentes
básicos de leitura, que seriam os substantivos e, assim mais tarde as
sentenças. O que a mãe deve fazer é rever o vocabulário de seu filho que foram
aprendidas individualmente e escolher novas palavras que sejam simples e fáceis
de aprender. E que juntas façam sentido.
Assim teremos:
Cores
Esses cartões podem ter um pequeno quadrado colorido atrás para que a mãe
possa mostra-lo a criança sem que tenha que virar para vê-lo. Assim que esse
grupo for ensinado, a mãe já poderá escolher palavras que a criança já tenha aprendido
e compor grupos como:
O que mais atrai a criança é o fato de que apesar de já ter aprendido
tais palavras, agora ela as vê juntas formando uma nova ideia.
Logo após, a mãe poderá ensinar novos grupos de palavras para seu filho
como opostos e que ajudará a criança a aprender como descrever objetos, pessoas
e etc.
Neste arquivo abaixo estou disponibilizando para download um arquivo com
palavras que introduzi no plano de aula da minha filha.
Lembrando que o arquivo está em formato de aula no Power point, porém, recomendo que escreva nos cartões.
Até logo mais!
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