quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Só se fala do que se entende!




       Há alguns dias, não sei precisar quantos, li um blog que uma mãe havia criado para sua filha. Nele ela escreveu que não iria entender nunca como um mãe pode ser capaz de “forçar uma precocidade” e, lendo com atenção, percebi que assim como está pessoa, muitas outras mães tem uma idéia muito errada do que é e, de que forma o método Doman pode ser aplicado. O método Doman consiste em ensinar crianças em tenra idade (a partir de dois meses de idade) a ler utilizando um material confeccionado em cartões de 60 cm, no qual são gravadas palavras que fazem parte do “universo” da criança. Essas palavras são escritas em cor vermelha, em caixa baixa, porém, devem ser grandes e em letra de forma. Os cartões são organizados em sessões ou bits de inteligência e, são mostrados em um tempo bem curto, pois, as crianças muito pequenas conseguem absorver o conhecimento muito rápido. Além disso, a sessão deve ser encerrada antes de a criança perder o interesse.

      Os bebês desde o dia em que vêm ao mundo, o observam com curiosidade e à medida que crescem têm sede por aprender. Existem muitas críticas quanto a ensinar um bebê a ler, porém, é preciso entender que ler é uma função cerebral e que para o bebê demonstrar através de palavras que aprendeu e entendeu algo, depende muito mais do seu desenvolvimento motor e da fala do que de seu desenvolvimento cerebral, pois, este último necessita apenas da visão e audição. Ou seja, significa que não existe exigência de um grau de motricidade acima da capacidade natural do bebê.

       Segundo Kátia Xavier de Azevedo, em seu livro Aletramento Materno, existem relatos de adultos que ensinaram crianças a ler desde bebê. Os primeiros relatos datam de 1914. Muitos cientistas, artistas, escritores, aprenderam a ler em casa. Foi o caso do educador e filosofo Paulo Freire que foi alfabetizado por sua mãe no quintal de casa, segundo ele, o chão era seu quadro negro e os gravetos, o giz. Paulo Freire diz que aprender a ler com tenra idade não prejudicou em nada a sua infância e que a leitura não o fez um homem – menino, antecipado no tempo, “um racionalista de calças curtas”.

     A metodologia Doman de estimulação precoce é baseada no que o médico chama de Filosofia do Método Materno, pois, a mãe passa o conhecimento para o filho com amor, respeitando seus limites e suas limitações. Se uma mãe acredita que não deve introduzir o método com dois meses, pois acha que é muito cedo. Tudo bem! Ela pode começar a estimular a criança intelectualmente a partir de um ou dois anos de idade e, ainda sim será maravilhoso o desempenho da criança, pois é nessa idade que o cérebro tem maior atividade e facilidade de absorção de novas informações. O processo de aprendizado da leitura deve ser encarado como algo tão divertido quanto brincar.  Abre uma infinidade de portas e possibilidades. E uma mãe deve sempre acreditar o potencial, na capacidade de seu filho e nunca subestima-lo.
      Para falar sobre algo temos que primeiro buscar conhecer como funcionar, para quê serve, antes de criticar. Sem conhecimento não existe argumento que se sustente! 

Um comentário:

  1. As crianças estão abertas ao aprendizado já no ventre materno... A medida e o ritmo se dão nesse jogo entre mãe e filhos, respeitando os limites e desejos das crianças. Se feito com conhecimento do processo, só se tem a ganhar.

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