Há alguns dias, não sei precisar
quantos, li um blog que uma mãe havia criado para sua filha. Nele ela escreveu
que não iria entender nunca como um mãe pode ser capaz de “forçar uma
precocidade” e, lendo com atenção, percebi que assim como está pessoa, muitas
outras mães tem uma idéia muito errada do que é e, de que forma o método Doman
pode ser aplicado. O método Doman consiste em ensinar crianças em tenra idade (a
partir de dois meses de idade) a ler utilizando um material confeccionado em
cartões de 60 cm, no qual são gravadas palavras que fazem parte do “universo”
da criança. Essas palavras são escritas em cor vermelha, em caixa baixa, porém,
devem ser grandes e em letra de forma. Os cartões são organizados em sessões ou
bits de inteligência e, são mostrados
em um tempo bem curto, pois, as crianças muito pequenas conseguem absorver o
conhecimento muito rápido. Além disso, a sessão deve ser encerrada antes de a
criança perder o interesse.
Os bebês desde o dia em que vêm
ao mundo, o observam com curiosidade e à medida que crescem têm sede por aprender.
Existem muitas críticas quanto a ensinar um bebê a ler, porém, é preciso entender
que ler é uma função cerebral e que para o bebê demonstrar através de palavras
que aprendeu e entendeu algo, depende muito mais do seu desenvolvimento motor e
da fala do que de seu desenvolvimento cerebral, pois, este último necessita
apenas da visão e audição. Ou seja, significa que não existe exigência de um
grau de motricidade acima da capacidade natural do bebê.
Segundo Kátia Xavier de Azevedo,
em seu livro Aletramento Materno, existem relatos de adultos que ensinaram
crianças a ler desde bebê. Os primeiros relatos datam de 1914. Muitos
cientistas, artistas, escritores, aprenderam a ler em casa. Foi o caso do
educador e filosofo Paulo Freire que foi alfabetizado por sua mãe no quintal de
casa, segundo ele, o chão era seu quadro negro e os gravetos, o giz. Paulo
Freire diz que aprender a ler com tenra idade não prejudicou em nada a sua
infância e que a leitura não o fez um homem – menino, antecipado no tempo, “um
racionalista de calças curtas”.
A metodologia Doman de estimulação precoce é
baseada no que o médico chama de Filosofia do Método Materno, pois, a mãe passa
o conhecimento para o filho com amor, respeitando seus limites e suas
limitações. Se uma mãe acredita que não deve introduzir o método com dois meses,
pois acha que é muito cedo. Tudo bem! Ela pode começar a estimular a criança
intelectualmente a partir de um ou dois anos de idade e, ainda sim será
maravilhoso o desempenho da criança, pois é nessa idade que o cérebro tem maior
atividade e facilidade de absorção de novas informações. O processo de
aprendizado da leitura deve ser encarado como algo tão divertido quanto
brincar. Abre uma infinidade de portas e
possibilidades. E uma mãe deve sempre acreditar o potencial, na capacidade de
seu filho e nunca subestima-lo.
Para falar sobre algo temos que primeiro buscar conhecer como funcionar, para quê serve, antes de criticar. Sem conhecimento não existe argumento que se sustente!
Para falar sobre algo temos que primeiro buscar conhecer como funcionar, para quê serve, antes de criticar. Sem conhecimento não existe argumento que se sustente!
As crianças estão abertas ao aprendizado já no ventre materno... A medida e o ritmo se dão nesse jogo entre mãe e filhos, respeitando os limites e desejos das crianças. Se feito com conhecimento do processo, só se tem a ganhar.
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